BrasilBrasil Seg - Sex 08:00 - 18:00 0800 777 8134
radar@multipluscard.com.br

Conciliação de cartões: como melhorar o seu controle financeiro

Quantas horas por dia ou semana você leva para conferir todas as vendas de seu estabelecimento? Já parou para pensar em tudo o que poderia estar fazendo para melhorar as condições da sua empresa durante esse tempo?

Bom, precisamos falar sobre isso AGORA!

É comum nos depararmos com empresas que fazem todas as conferências manualmente, buscando um controle rígido de suas receitas. Mas será que esse controle realmente existe?

Pense rápido: as taxas cobradas pelas operadoras são sempre as mesmas?

Você tem controle de todas as vendas que foram canceladas?

E em relação aos estornos, são fáceis de acompanhar?

Você consegue, por exemplo, fazer um planejamento a longo prazo de seus investimentos em relação aos pagamentos que ainda vai receber de vendas parceladas?

São muitos pontos para avaliar, concorda? Essa conferência, quando feita de forma manual, só dificulta a saúde financeira do seu negócio, uma vez que se perde tempo, segurança e consistência no controle de vendas do seu negócio.

A boa notícia é que isso tudo pode ser feito de forma diferente: automatizada, eficiente e dinâmica.

Por meio de sistemas de Conciliação de Cartões, sua empresa ganha tempo, segurança e controle total de suas vendas com cartão.

Escrevemos esse artigo para te ajudar a compreender com mais detalhes como tudo isso funciona! Vamos lá?

Neste post você vai ver:

  • Aceitar cartão: não é mais uma questão de opção!
  • Conciliação de cartões: mais controle e menos prejuízo
  • Suas vendas com cartão não batem? Não se desespere!
  • Vamos simplificar a Conciliação de Cartões?

Aceitar cartão: não é mais uma questão de opção!

Está cada vez mais raro encontrar pessoas que ainda possuem o costume de andar com dinheiro vivo no bolso.

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as operações com cartão de crédito tendem a crescer ainda mais com o passar dos anos!

Não há mais tempo para não se atualizar, concorda?

Para as pequenas e médias empresas, aceitar cartões de débito e crédito deixou de ser uma opção: se o desejo for se manter firme no mercado, é necessário expandir as opções de pagamento para a comodidade de seu público.

Afinal de contas, quem escolhe a forma de pagamento é o cliente e se você não se adaptar à realidade dele, isso pode significar uma venda (ou várias) a menos no fim do mês.

E sabe quem vai adorar isso? O concorrente, óbvio.

Porém, diante de tantas formas de pagamento, como é possível controlar toda a receita que entra e sai de seu negócio?

Como saber, por exemplo, com controle e eficácia, as vendas que foram finalizadas e as que foram canceladas?

Por muito tempo, esse controle foi feito de forma manual, por meio de planilhas que levavam horas para serem elaboradas e verificadas.

E lá se iam noites e noites de sono…

Atualmente, essa tarefa pode ser feita de forma muito mais fácil e eficiente, por meio do processo de Conciliação Automática de Cartões.

Dentre muitos benefícios, a Conciliação evita perda de vendas, oferece um controle maior de taxas abusivas de acordo com diversas operadoras e notifica o usuário sobre as vendas em cartão que não foram recebidas.

Na verdade, esses são apenas alguns dos benefícios de utilizar um Sistema de Gestão Financeira! Vamos entender como isso tudo funciona?

#PartiuConciliar

Conciliador de Cartões: mais controle e menos prejuízo

Está pronto para descomplicar?

Como já sabemos, podem acontecer muitos erros no fechamento do caixa.

Para evitar essas surpresas, é necessário ter um controle eficiente de todas as transações feitas na empresa.

O Conciliador de Cartões é uma ferramenta que torna a gestão financeira de seu negócio muito mais simples, sem que seja necessário visitar diversos portais e preencher planilhas manualmente para ter o controle desejado.

Resumindo, o Conciliador de Cartões é uma solução que concilia suas vendas de cartões, traz o controle de recebimentos futuros, acompanha taxas cobradas por operadoras e, no caso do Radar da Multiplus Card… Ainda faz auditoria de pagamentos eletrônicos e digitais de forma automática!

Com a Conciliação bancária, o sistema automaticamente compara as informações de pagamento entregues pela operadora de cartões com o extrato bancário do usuário do sistema. Dessa forma, é possível saber se você realmente recebeu tudo o que a operadora alegou que pagaria!

Portanto, por meio do Conciliador de Cartões, você tem acesso a todas as suas vendas de cartões, tarifas cobradas por cada operadora, além de ter uma visualização mais clara de todos os valores que ainda faltam receber de compras parceladas.

Isso permite uma visão maior da sua empresa, tornando possível uma projeção de fluxo de caixa, ou seja, um planejamento de investimentos futuros!

Basicamente, o Conciliador de Cartões confronta as informações das vendas realizadas no estabelecimento com os dados das operadoras de cartões, exibindo em um só lugar todos os detalhes de cada transação, feita em débito ou crédito.

Esses detalhes incluem taxas aplicadas em cada venda, assim como a bandeira referente a cada operação.

De forma resumida, o sistema economiza tempo e esforço que seriam utilizados para fazer todo esse processo de forma manual.

A segurança é muito maior e o lojista pode dedicar esforços para outras atividades do seu negócio, sem se preocupar com cobranças indevidas e incertezas com o futuro de sua empresa (e, de quebra, pode até tirar umas férias. Já pensou?)!

Para ficar ainda mais claro, vamos listar os principais benefícios da Conciliação Bancária Automática:

  • mais controle: o Conciliador de Cartões garante que a operadora passe o valor correto para o lojista, verificando a cobrança de taxas irregulares e conferindo o recebimento de todas as vendas.
  • mais tempo: transforma uma tarefa manual e demorada em um processo automático e de fácil acesso, economizando tempo que pode ser gasto com outras atividades.
  • mais planejamento: ao trabalhar com relatórios de recebimentos, o Conciliador de Cartões permite que o lojista tenha uma visão futura do seu negócio. Essa previsão facilita o planejamento e a organização da sua empresa, permitindo pensar em investimentos e novas estratégias para seu crescimento.

Ou seja, a adoção de um sistema de Conciliador de Cartões é repleta de vantagens!

Além de um controle muito maior em relação às vendas do estabelecimento, estornos, reembolsos e taxas aplicadas pelas operadoras, todo o processo se torna mais rápido, seguro, eficiente e barato.

Ainda não se convenceu de que você PRECISA disso para a sua vida?

Tudo bem, então, vamos lá.

Afinal, o que é a Conciliação de Cartões?

A Conciliador de Cartões é a conferência e validação das informações relacionadas às vendas de produtos por cartões de débito e crédito com o que deve ser recebido por cada transação pela operadora contratada na empresa.

Com a Conciliador, é possível conferir se cada operação de venda registrada por sua empresa condiz com os dados que são repassados pela operadora (que são responsáveis pelas máquinas de cartão de crédito contratadas para o estabelecimento).

Para ter um controle financeiro total do seu negócio, é importante investir tanto em Conciliação Bancária como em Conciliação de Vendas.

Suas vendas com cartão não batem? Não se desespere!

Primeiramente, respire fundo.

É comum encontrar divergências na hora de checar se as vendas com cartão batem no fechamento do caixa.

Isso porque o controle dessas vendas é mais complexo do que as realizadas com dinheiro.

A conferência dos cartões podem não bater por diversos motivos:

  • O valor da transação não é repassado no momento em que a venda acontece. Isso confunde todo mundo!
  • A mudança de valor causada pelas taxas cobradas pelas operadoras de cartões (essas taxas podem, inclusive, mudar de um mês para o outro. O varejista precisa ter conhecimento dessas alterações!).
  • As taxas são cobradas de acordo com o valor de cada venda (mesmo quando as vendas são feitas pela mesma operadora, essas taxas mudam de bandeira para bandeira).
  • As tarifas são cobradas de acordo com os serviços prestados pela operadora, o que inclui também o aluguel das máquinas usadas em seu negócio.
  • Algumas vendas podem não ser reconhecidas pelo cliente. Em casos de fraude, a operadora estorna o valor da compra (são os famosos chargebacks, que devem ser sempre registrados, para que a loja possa evitar que isso aconteça com frequência).
  • Em alguns casos, a operadora pode não realizar o pagamento de certas vendas, e os motivos para isso são diversos: cancelamento de venda, falha operacional, conflito de transações…

Olhando todos esses detalhes, certamente os valores do extrato da operadora e o total de vendas realizadas não serão iguais!

Essas são apenas algumas das situações possíveis que podem transformar o recebimento de cartões em uma pequena dor de cabeça para a sua empresa.

Felizmente, existem formas eficazes de ter um controle maior dessas situações!

Vamos simplificar? 

Como vimos, as vantagens de aderir um Conciliador de Cartões são várias!

A pergunta mais importante que você deve fazer para si mesmo é: como esse sistema pode me ajudar?

Sabemos que a intenção de diversos empreendedores, varejistas e funcionários é ver seu negócio crescer e, para isso, além de uma gestão empresarial eficiente, precisa existir uma gestão financeira alinhada com seus objetivos.

A partir do momento em que uma empresa começa a ganhar forma e se consolidar no mercado, é natural que seu número de vendas – seja de produtos, seja de serviços – cresça também.

Porém, sem o controle de suas vendas, isso só vai acontecer no mundo ideal.

À medida que as formas de pagamento evoluem, as empresas devem buscar evoluir em conjunto. Sabemos que compras com cartão estão cada vez mais recorrentes entre os consumidores e, por isso, é necessário adaptar-se a esse meio de pagamento.

Isto porque, ao não aceitar pagamento com cartão em sua empresa, o volume de vendas tende a cair de forma perceptível.

Por isso, aceitar cartões é essencial. E aderir a um Conciliador de Cartões é mais essencial ainda!

Afinal, de que adianta duplicar ou até mesmo triplicar o volume de vendas, se não temos controle sobre elas?

A pergunta que fica em nossa cabeça é: será que estamos, realmente, recebendo por tudo o que vendemos?

Controlar vendas com cartões já não é uma das tarefas mais fáceis. Além disso, o sistema financeiro e as particularidades de cada operadora também não nos ajudam a esclarecer essa dúvida.

Afinal, cada operadora acorda uma taxa específica a ser cobrada por transação para cada cliente, o que torna o controle ainda mais complexo, visto que esse é um ponto a ser acompanhado também.

À medida em que o número de maquininhas aumenta e as vendas decolam, fica cada vez mais difícil ter uma visão real de tudo o que está acontecendo dentro da empresa.

As operações ficam complexas e as vendas fazem parte de apenas uma fatia de todo o processo de empreendedorismo.

Por isso, a melhor solução é: SIMPLIFICAR!

Existem processos que podem ser simplificados com a ajuda da tecnologia, e a Conciliador de Cartões é um deles.

Ao contratar um Conciliador de Cartões, todos ganham tempo e eficiência em seu negócio, com um controle muito maior de tudo o que acontece na empresa.

Tempo é uma das moedas mais valiosas da atualidade e, cada vez mais, ele se torna mais escasso, porém, muitas pessoas ainda optam por fazer certas atividades de forma manual por nutrirem uma certa resistência em implementar processos automatizados relacionados aos seus dados bancários.

Por isso, é extremamente importante que, antes de escolher um Conciliador de Cartões, o usuário se informe em relação a todas as políticas de privacidade e segurança de dados de cada serviço oferecido.

Caso queira se informar mais a respeito, entre em contato conosco ou agende um horário com um especialista da Radar Auditoria! Será um prazer auditar suas vendas!

Posts recentes

Palavras-chave

Cases recentes